PORTFÓLIO DE TRABALHOS

Todos os anos a Nunes presta uma infinidade de serviços de fabricação e montagem, de pequeno e grande porte, nos mais variados segmentos. A cada trabalho concluído segue-se outro, consolidando a imagem de competência e qualificação da empresa no mercado. Isto é bastante visível nas longas parcerias firmadas. Mas não é só isso: a Nunes sempre procura participar de novas concorrências, captando assim novos parceiros e novas histórias de sucesso.

Breve listagem de importantes serviços realizados:

Fabricação e montagem de Silos de Coque : figura entre as maiores obras da Mecânica Industrial Nunes, envolvendo fabricação (mais de 1.100 toneladas) de dois grandes silos para estocagem de coque, cada um com diâmetro máximo de 12,8 metros e 42 metros de altura. Os silos foram fabricados e montados com sistema próprio de correias transportadores (para alimentação e esvaziamento). Serviço prestado para a siderúrgica ThyssenKrupp CSA, no Rio de Janeiro.

Topo


Fabricação e montagem de tubulações de alívio : serviço grandioso para a siderúrgica TKCSA, no Rio de Janeiro. Foram fabricadas e montadas cerca de 500 toneladas de tubulação para os sistemas Primário e Secundário dos 432 fornos da Coqueria. Os 1.296 conjuntos alcançaram a incrível marca de 7,8 quilômetros de tubulação.

Topo


Troca das juntas de dilatação : trabalho realizado a convite da Siemens VAI e em cooperação operacional com a Paul Wurth do Brasil Services. O objeto do contrato foi o reposicionamento e a troca das juntas de dilatação das tubulações que saem do alto-forno 1 da TKCSA (Rio de Janeiro - RJ).

Topo


Recuperação de Carregador de Navios : envolveu fabricação e montagem pela Mecânica Industrial Nunes para atender ao Terminal Ilha Guaíba (Vale), em Mangaratiba (RJ). Houve troca de várias peças e estruturas, onde se incluíam vigas, trucks, pernas, trenós, tirantes e transportadores de correia. Trabalho de grande porte realizado em tempo recorde (14 dias antes do previsto em contrato).

Topo


Adequações NR22 : objeto de vários contratos com a Vale, visando a atender unidades em Minas Gerais. As adequações para a Norma de Segurança NR22 envolvem projeto, reformas, pequenas fabricações e montagem (geralmente in loco) de corrimãos, guarda-corpos, escadas, passarelas...

Topo


Emenda de Perfis : serviço colossal, com a emenda de mais de 19.000 perfis para as obras de estaqueamento do Laminador 4 da siderúrgica Gerdau Cosigua, em Itaguaí (Rio de Janeiro). Trabalho realizado em parceria com a TKGFT, empresa do grupo ThyssenKrupp detentora de uma tecnologia de estaqueamento por vibração de perfis. O sucesso foi tão grande que as obras da TKCSA foram ampliadas, servindo de vitrine para trabalhos futuros concretizados na fábrica da Rolls Royce e na ampliação do hotel Windsor.

Topo


Pig Casting Machine : uma das maiores máquinas de moldar gusa do Brasil, além de primeira projetada, fabricada e montada em território nacional. Mais de 80% da fabricação ficou a cargo da Mecânica Industrial Nunes.

Topo


Construção da TKCSA : megaempreendimento do grupo ThyssenKrupp, em Sepetiba (RJ). Há contratos diretos com a CSA, bem como através da Paul Wurth do Brasil. Entre os serviços contratados estão reparo e montagem de estruturas metálicas nos dois altos fornos, além da fabricação de diversos equipamentos (ex.: torres de transferência).

Topo


Estruturas para sistema de transporte de tubos : equipamento complexo e de grande porte (82 toneladas). Contrato direto com a Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB), em Jeceaba (MG).

Topo


Distribuidores SBPT : através da Paul Wurth do Brasil, dois grandes distribuidores SBPT (sistema de distribuição de carga de alto forno) foram produzidos para a Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB), em Jeceaba (MG). A fabricação totalizou mais de 90 toneladas.

Topo


Amostradores de polpa para a Samarco : foram fabricados, através de contrato com a Outotec, dezenas de amostradores de polpa, cada um com cerca de 1,7 tonelada. O objetivo foi atender a Samarco, em Mariana (MG).

Topo


Yamana Gold (Honduras) : a empresa canadense teve sua unidade de extração de ouro em San Andres (Honduras) atendida pela Mecânica Industrial Nunes, através de contrato com a Metso. Foram 73 toneladas de equipados fabricados e despachados para a América Central.

Topo


Manutenção eletromecânica para o MMX Sudeste : foram duas empresas do grupo atendidas. A primeira foi a mina Ipê, da AVG Mineração, em Igarapé (MG). A outra a mina Tico-tico, da Minerminas Mineradora, em Brumadinho (MG). A manutenção foi realizada em unidades de beneficiamento de minério de ferro.

Topo


Revitalização da ITMS : a Instalação de Tratamento de Minério Seco (ITMS) é parte integrante da Usina de Concentração da unidade Mina Fábrica (Vale), em Congonhas (MG). Realiza uma função estratégica, que é tratar o minério de fácil processamento (granulado e material fino - Sinter Feed).

Topo


Fabricação para o KWW da V&M do Brasil : este trabalho contribuiu para que a Vallourec & Mannesmann do Brasil batesse recordes seguidos de produção em sua Laminação Contínua RK. A Nunes fabricou o Leito Transversal 2 e o Transportador Múltiplo do Laminador Contínuo KWW (Kontiwalzwerk). Além da fabricação, a Nunes ficou responsável pela desmonstagem do leito antigo e montagem do novo leito. Foram 420 toneladas de material manipulado neste processo, o que dá uma dimensão da importância deste trabalho.

Topo


Expansão da Gerdau Açominas : através de contratos assinados com a Combustol, SMS Demag e Enfil, a Mecânica Industrial Nunes fabricou equipamentos que foram parte importante da expansão da Gerdau Açominas. A meta do Grupo Gerdau, na ocasião, era ampliar em 33% a capacidade produtiva da usina Arthur Bernardes, em Ouro Branco (MG).

Topo


Paradas das usinas de Pelotização e Concentração : é amplo o histórico de pequenas e grandes paradas de manutenção das quais a Nunes participou, na unidade Mina Fábrica (Vale), em Congonhas, Minas Gerais. A Nunes mantém uma equipe que conhece a fundo toda a planta das usinas de Pelotização e Concentração. O volume constante de serviços contratados da Nunes fez com a empresa estabelecesse em posto avançado (escritório) fixo na unidade.

Topo


Frentes de trabalho na V&M do Brasil : em parceria com a Mec IN Service e Indumec, a Nunes finalizou três importantes serviços de fabricação e montagem nos setores de Trefilaria, Microligas e Fábrica de Luvas. A obra foi realizada na usina da Vallourec & Mannesmann do Brasil, em Belo Horizonte (MG). Na Trefilaria, cerca de 350 toneladas de equipamento foram manipuladas, sem que o setor deixasse de funcionar. Um grande desafio.

Topo


Melhorias em Córrego do Feijão (Vale) : este trabalho significou a entrada da Nunes no campo de Obras Externas. Foram realizados serviços de montagem e manutenção de todo o tipo de estruturas que visam atender às normas de segurança (guarda-corpos, corrimãos, escadas...). Outras importantes realizações foram a fabricação e montagem do Transportador de Correia, interligando a Instalação de Tratamento de Minério (ITM) e o terminal ferroviário Córrego do Feijão; a montagem da Correia Transportadora AB11 e a montagem do Separador Magnético. A Usina de Córrego do Feijão fica em Brumadinho (MG).

Topo


Fabricação ultra-som para V&M do Brasil : serviço que consistiu na fabricação e montagem do Sistema de Transporte de Entrada e Saída do novo teste de Ultra-som 6. O equipamento foi dividido em 18 subconjuntos compostos, entre outros, de linhas de rolos, removedor estrela, sistema de transporte, bolsa de alimentação e transportador de corrente. Ao todo foram 85 toneladas.

Topo


Minas de Timbopeba e Alegria (Vale) : tendo como parâmetro o excelente serviço prestado em Mina Fábrica e Córrego do Feijão, a Nunes também venceu concorrências em outras minas da Vale, como Timbopeba (Ouro Preto - MG) e Alegria (Mariana - MG). Na primeira já foram realizados contratos envolvendo parada de manutenção. Na segunda foi assinado contrato que prevê ações voltadas para a manutenção e melhorias na segurança, como aconteceu na mina de Córrego do Feijão.

Topo


Vigas para a CSN : atendendo a clientes em todo o Brasil, a Nunes fabricou 19 vigas de rolamentos para a Companhia Siderúrgica Nacional, de Volta Redonda (RJ). Cada viga possuía 2.500 mm x 15.100 mm, pesando aproximadamente 11 toneladas.

Topo


Carregador de Navios (Metso) : este serviço envolveu a fabricação de sistema de translação para Carregador de Navios, além de sistemas de translação, mastros e lanças para empilhadeiras basculantes. O contrato foi fechado com a Metso Minerals, tendo com cliente final a Alcoa Mina de Bauxita, em Juruti (PA).

Topo


Forno (Combustol) : envolveu a fabricação e pré-montagem de um Forno de Fusão e um Forno de Espera (laminação de alumínio). A Nunes ficou responsável pela confecção das carcaças (montagem parcial, caldeiraria, solda e usinagem). Contrato fechado com a Combustol, tendo como cliente final a Alcoa - Unidade Cáster 7, em Itapissuma (PE).

Topo



Mecânica Industrial Nunes Eireli. Todos os direitos reservados.
Reprodução somente com autorização.

English Version Versión en Español